20/05/2022

Depois de garantir a subida de escalão, o clube portuense vai tentar ficar no primeiro lugar do Campeonato Nacional da Primeira Divisão Masculina. 


Chama-se Campeonato Nacional da Primeira Divisão, mas é a terceira categoria do basquetebol em Portugal. No último jogo da temporada 2021/2022 terá um representante da cidade do Porto, o Sporting Clube Vasco da Gama. A partida está marcada para as 16h00 do próximo domingo, dia 22 de maio, no Pavilhão Municipal n.º1 do Montijo.  


A equipa apurou-se para a final depois de vencer os playoffs (a fase eliminatória) da zona Norte, onde bateu o Sporting Clube de Braga no derradeiro encontro. Antes, na fase regular, os vascaínos tinham ficado em segundo lugar numa das quatro séries de oito equipas quem compunham a competição



Com a vitória a nível regional, o emblema portuense garantiu, desde logo, a subida de divisão: na próxima época vai disputar a Proliga, segundo escalão do basquetebol português, abaixo apenas da Liga Betclic. Falta agora saber se sobe como campeão ou vice-campeão. 


O adversário de domingo, o Atlético Basquete Clube de Santo André, venceu a Zona Sul do campeonato e, por isso, também já ascendeu de divisão. Esta formação do município de Santiago do Cacém bateu na final regional o Clube Basket de Queluz, depois de uma fase regular irrepreensível, em que ganhou todas as 14 jornadas. 



Para os adeptos interessados em assistir ao jogo decisivo estão à disposição 80 lugares de autocarro, com partida rumo ao Montijo às 10h00 de domingo. Os bilhetes têm um custo de 20 euros e estão à venda na sede vascaína.  


Resta ainda destacar outra partida importante para o Sporting Clube Vasco da Gama. Na véspera, sábado, dia 21, às 15h00, a equipa sénior feminina recebe no Pavilhão das Camélias o Basket Clube de Vila Real, num encontro a contar para as meias-finais da Taça Nacional.  


Texto: Francisco Ferreira

Fotos: Miguel Fonseca

Ver também
Notícias